Ligue-nos

SOLICITE UM

Por que a Tilápia é o peixe mais cultivado no Brasil?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

               

               Nos últimos anos, a Tilapicultura cresceu cerca de 80% no Brasil e vem se destacando também no mercado internacional. Além de representar cerca de 51% de toda a produção de peixes do país, o aumento no cultivo da Tilápia (Oreochromis Niloticus), faz com que o Brasil ocupe a 4ª Posição no Ranking Mundial de maiores produtores. Segundo a Embrapa (Empresa de Pesca e Aquicultura do estado do Tocantins), são diversos os fatores que favorecem o cultivo da Tilápia no Brasil. Entre os principais motivos, destacamos:


Regulamentação do uso das águas públicas

                O Governo federal aprovou o uso de água públicas de lagos e reservatórios de hidrelétrica para cultivos intensivos de peixes em tanques-rede. Essa medida impulsionou o cultivo da tilápia nos últimos anos e permitiu que os piscicultores iniciassem a produção sem precisar ter a posse dessas águas.

Clima Favorável

                A diversidade climática aliada à abundância dos recursos hídricos, torna o Brasil um excelente país para a criação de peixes. Porém, para ter sucesso no cultivo da tilápia, é necessário conhecer as condições climáticas da região, pois este aspecto é determinante no sucesso da espécie e no manejo ideal para seu melhor desempenho.

Mercado de venda Amplo

                Diferente de outras espécies encontradas em regiões específicas do Brasil, a Tilápia é produzida e consumida em todas as regiões do país. Além disso, é um dos peixes mais consumidos no mundo e, por esse motivo, o aumento na produção brasileira pode transformar o país em um grande exportador no futuro.

Rusticidade da Espécie

                A Tilápia apresenta uma ampla adaptabilidade a temperaturas diferentes, o que torna o seu manejo mais fácil. Além disso, pode ser produzida em diferentes sistemas, possuindo bons resultados em cultivos intensos, devido à rusticidade da espécie e o seu melhoramento genético. Porém, mesmo sendo considerada uma espécie resistente, é preciso cuidado, pois quanto mais perto dos extremos mais susceptível às doenças ficam os peixes.

Sem Entressafras

                A modernização dos sistemas de produção brasiltrouxe, além de uma maior produtividade (saltando de 30 para 50 toneladas por hectare em viveiros escavados), uma maior continuidade no fornecimento da tilápia. Diferente dos peixes oriundos da pesca, a tilápia não possui entressafras ou períodos de defeso em que os animais não são capturados. Dessa forma, o fornecimento é constante durante o ano inteiro, em ciclos curtos de até 6 meses.


Não possui espinhos intramusculares

                A Tilápia é um peixe de escamas que pode atingir até 45 centímetros de comprimento e pesar cerca 2,50 quilos. Pelo fato de não possuir espinhos intramusculares, é uma excelente espécie para o preparo, manejo e consumo em diferentes pratos culinários.

Alta Lucratividade

                Além de possuir um investimento inicial baixo, se comparado ao cultivo de outras espécies, a produção da Tilápia possui uma alta lucratividade. Com o uso da tecnologia nos viveiros, houve um grande aumento na produtividade do peixe, consequentemente aumentando os lucros de produtores em larga escala. Porém, a espécie é altamente democrática, podendo garantir retorno também aos pequenos produtores. Isto se dá devido à espécie não necessitar de grandes aparatos e mesmo em sistemas muito simples, pode se desenvolver até atingir o tamanho comercial.

                A procura e o cultivo das tilápias no Brasil vêm aumentando nos últimos anos, em virtude dos fatos acima mencionados. É uma excelente espécie para quem procura um investimento seguro e rentável.

FONTES: https://www.revistaencontro.com.br/canal/atualidades/2017/04/tilapia-ja-e-o-peixe-mais-cultivado-no-brasil.html#:~:text=Segundoa%20Embrapa%2C%20uma%20conjuntura%20de,bom%20resultado%20em%20cultivos%20intensivo
https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1068931/1/DOC2016136.pdf

Máquinas e Equipamentos para Aquicultura e Agricultura - Weemac

© 2021. Weemac - Aeradores para Piscicultura, Alimentadores, Esteira para Despesca

Compra online