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Patê Defumado de Tilápia: Uma Novidade Chegando à Mesa do Brasileiro

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Elaborar novos produtos está cada vez mais indispensável para a sobrevivência de empresas e para demanda econômica de mercados. Esta estratégia busca principalmente atrair os olhares dos consumidores que estão cada vez mais exigentes e criar diferenciais entre as marcas. Pensando nisso, o Laboratório de Tecnologia do Pescado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná decidiu formular um “patê” tendo como matéria prima, o filé de Tilápia do Nilo, espécie bastante cultivada na região.

O projeto tinha como objetivo além da criação do novo produto, também verificar a sua aceitabilidade em um mercado bastante competitivo. Para elaboração do patê foram utilizados os seguintes ingredientes: filé defumado de Tilápia do Nilo, maionese comercial e os seguintes componentes ‘in natura’ picados: pimentão, cebola, salsa, cebola verde, pepino e azeitona.

O “Patê defumado de Tilápia” foi provado e avaliado por 30 degustadores não treinados selecionados aleatoriamente entre funcionários e alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Foram avaliados os seguintes atributos: aroma, aparência, textura, sabor, cor e aceitação geral.

Os 30 degustadores tinham idades entre 18 a 54 anos tendo uma média de 29 anos. Destes, apenas 3,33% dos participantes afirmaram consumir peixes diariamente. Foi pensando nisso que o laboratório decidiu criar novas opções culinárias do pescado que possam competir no mercado. Os degustadores ainda afirmaram que a falta de conhecimento referente à importância do consumo de peixes na dieta é o principal fator que ocasiona o seu baixo consumo.

O índice de aceitabilidade do “Patê defumado de tilápia” demonstrou um excelente potencial de consumo. Ao analisar a viabilidade gastronômica e qualidade nutricional dos produtos à base de carne de tilápia, 80% dos degustadores aprovaram à sua aparência e sabor. Quanto à intenção de compra, aproximadamente 66% dos degustadores revelaram que comprariam o produto, caso, esse estivesse disponível para comercialização. Esses resultados mostraram que “Patê defumado de tilápia” representa um potencial culinário interessante que pode ser bastante competitivo e deve ser implementado no mercado nos próximos tempos.

Fonte: Engenharia de Aquicultura no Brasil: Pesquisas, Tendências e Atualidades (1ª Edição, Florianópolis/SC – UFSC).

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