Ligue-nos

SOLICITE UM

10 BENEFÍCIOS QUE O CONSUMO DE CAMARÃO TRAZ PARA A SUA SAÚDE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

               O camarão é um crustáceo que pode ser cultivado tanto em água salgada, quanto em água doce. Está entre os alimentos mais populares e saborosos da gastronomia mundial, devido a sua ampla variedade de pratos. Apesar de conhecido, muitas pessoas não sabem dos benefícios que o seu consumo traz para a saúde. Pensando nisso, listamos abaixo 10 principais benefícios do consumo regular de camarão. Vale ressaltar que apesar de muito benéfico, é preciso maneirar na quantidade ingerida, devido ao teor de gordura e colesterol de seus pratos. Confira!

1º – Ajuda na perda de peso:

                Se você busca perder peso através de uma dieta, procure planejar cada refeição com uma porção magra de proteína. Nesse caso, o camarão é uma excelente alternativa para substituir o peito de frango e as carnes em geral. O marisco é uma ótima fonte de proteínas e vitamina D, sem adicionar carboidratos à sua ingestão diária. Além disso, o seu consumo aumenta a leptina (hormônio responsável pela regulagem do corpo em relação ao armazenamento de gordura, apetite e uso geral de energia) em seu corpo. Ou seja, comer camarão reduz problemas comuns, como comer demais ou ter desejos inexplicáveis ​​por comida, mesmo depois de satisfeitos. Uma porção com cerca de 85 gramas de camarão contém, em média, 15 gramas de proteína e apenas 76 calorias. Porém, é necessário evitar as versões fritas ou empanadas desse alimento.

2º – Ajuda a prevenir o câncer e diversas outras doenças:

                Com o avanço da medicina no tratamento e combate ao câncer, descobrimos que cerca de 90% dos tipos da doença estão associados ao estilo de vida do paciente. Os outros 10% têm como principal causador da doença, o componente genético. Para minimizar os riscos de desenvolver a doença, o Ministério da Saúde recomenda a prática de exercícios físicos e o cuidado com a alimentação. Indica-se consumir diariamente alimentos ‘in natura’, ou minimamente processados, mantendo um cardápio variado e colorido sempre que possível.

                Diante disso, uma boa opção para prevenir a doença e ter uma alimentação mais saudável é o consumo do camarão. O alimento é rico em diferentes tipos de minerais, que vão do potássio ao iodo, e que atuam na defesa do organismo, protegendo o DNA. Eles combatem a artrite, a artrose e ajudam na prevenção do câncer. Isso se dá graças aos seus antioxidantes, que vêm do selênio e da vitamina B12. Além disso, comer camarão também auxilia no combate de problemas que atingem diretamente o humor e a forma como você se relaciona com as pessoas. Isso porque a vitamina B6 presente no alimento, trabalha na síntese de hormônios, ajudando a controlar problemas como a ansiedade, os distúrbios do sono e a depressão.

3º – Auxilia na cicatrização da pele e na manutenção do sistema nervoso:

                O exoesqueleto do camarão é rico em quitosana, um polissacarídeo (açúcar) que contribui para a cicatrização da pele, promovendo a coagulação do sangue e estimulando a produção de colágeno. Além disso, a ingestão de camarão proporciona quantidades significativas de vitaminas do complexo B, como B3, B6, B12. Essas vitaminas auxiliam o nosso corpo na produção de energia, fabricação de células vermelhas no sangue e na manutenção da função correta do nosso sistema nervoso.

4º – Promove a saúde do cérebro:

                A ingestão de camarão promove a saúde do cérebro e possibilita a melhora da compreensão, da concentração e da memória. Isso se deve ao alto nível de ferro, componente mineral essencial no processo de ligação do oxigênio na hemoglobina, que o alimento apresenta em suas propriedades. A absorção do ferro pelo seu organismo provoca um aumento do fluxo de oxigênio para os músculos, fornecendo a força e a resistência deles, além de aumentar o fluxo de oxigênio para o cérebro. Estudos sugerem que a Asta xantina encontrada no camarão, ajuda a melhorar o desempenho da memória, a sobrevivência das células cerebrais e a reduzir o risco de doenças inflamatórias cerebrais. Conforme mencionado anteriormente, o camarão também é uma boa fonte de iodo, mineral que ajuda o corpo a produzir os hormônios da tireoide. Estes hormônios são necessários para o desenvolvimento do cérebro durante a infância e a gravidez.

5º – Ótimo para a saúde capilar:

                Devido ao seu alto teor de zinco e cobre, o consumo de camarão combate a perca de cabelos e, auxilia a manter o brilho e a força dos fios. Esses minerais desempenham um papel fundamental na manutenção e criação de novas células, incluindo as células capilares e cutâneas. Uma deficiência de zinco em seu organismo pode causar a queda de cabelos, portanto, se você está começando a perder o seu cabelo, ou está sentindo uma diminuição no crescimento capilar, comer camarão pode ser uma ótima opção.

6º – Fortalece os ossos:

                Adicionar camarão em sua dieta pode retardar os efeitos do envelhecimento dos ossos e mantê-los fortes por mais tempo. Devido as suas proteínas e vitaminas, como o cálcio, fósforo e magnésio, o consumo deste alimento pode efetivamente ajudar no combate à degeneração óssea, enfraquecimento dos dentes e na prevenção do Alzheimer. Afinal, uma dieta com deficiência destas proteínas e vitaminas pode causar a deterioração da qualidade óssea, massa óssea, força e massa geral, principais sintomas da osteoporose.

7º – Combate o envelhecimento precoce:

A exposição direta à luz solar é uma das principais causas que promovem o envelhecimento precoce da sua pele. Sem o auxílio de protetores solares, é necessário apenas poucos minutos de exposição aos raios UVA para ocasionar rugas, manchas ou queimaduras solares em sua pele. Ao adicionar o camarão à sua dieta, você notará que a sua pele vai ficar ainda mais bonita. Afinal, conforme já mencionado, esse crustáceo contém altos níveis de Asta xantina, poderoso antioxidante que reduz os sinais de envelhecimento da pele.

8º – Auxilia na prevenção e tratamento da anemia:

                O camarão é uma grande fonte natural de ferro. O consumo desse um alimento pode te ajudar a prevenir e tratar a anemia, um problema de saúde que provoca indisposição, enjoos e fraqueza.

9º – Promove a saúde ocular:

                Estudos recentes sugerem que o camarão contém um composto semelhante a Heparina. Esse composto pode auxiliar no tratamento da DMRI renovascular e retarda a degeneração macular ocasionada pela idade. Além disso, a Asta xantina presente no camarão também alivia a fadiga ocular, especialmente para aqueles que usam computadores ou celulares por longos períodos durante o dia.

10º – É benéfico para o sistema imunológico e previne doenças cardiovasculares:

                A pasta fermentada de camarão, alimento muito popular na culinária asiática, contém uma enzima fibrinolítica que pode ser usada para terapia trombolítica. Esta, é uma maneira de romper os perigosos coágulos presentes nos vasos sanguíneos, sendo uma ferramenta eficaz contra as doenças cardiovasculares que afetam milhares de pessoas ao redor do mundo. Além disso, os altos níveis de ômega-3 presentes nesse marisco eliminam o colesterol ruim da corrente sanguínea, o que reduz ainda mais as chances de ataques cardíacos ou AVC.

                Um estudo publicado demonstrou que as pessoas que consomem camarão regularmente apresentam menor risco de doenças cardíacas em comparação com as pessoas que não consomem. O estudo demonstrou que os adultos que ingerem cerca de 300 gramas de camarão diariamente, possuem em cerca de 12% de colesterol HDL, o colesterol bom, a mais do que os adultos que não consomem. Também possuem níveis significativamente mais baixos de triglicerídeos (cerca de 13%) e de pressão arterial, fatores importantes na redução do risco de doenças cardíacas.

FONTES:

www.conquistesuavida.com.br/noticia/camarao-caranguejo-e-lagosta-por-que-incluir-os-crustaceos-na-alimentacao_a8324/1

www.mundoboaforma.com.br/9-beneficios-do-camarao-para-boa-forma-e-saude/

www.naturalcura.com.br/beneficios-do-camarao-amarelo/

Máquinas e Equipamentos para Aquicultura e Agricultura - Weemac

© 2021. Weemac - Aeradores para Piscicultura, Alimentadores, Esteira para Despesca

Compra online